Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Leitura: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 2317-0972
Resumo
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Tempo e cotidiano: tempos para viver a infância. LTP [online]. 2013, vol.31, n.61, pp.213-222. ISSN 2317-0972.
Compreendemos o tempo como uma das variáveis fundamentais de uma pedagogia para a educação infantil. Nos espaços coletivos de educação frequentados pelos bebês e pelas crianças pequenas: creches e pré-escolas, a velocidade e a produtividade têm sido a tradução mais constante do tempo. A partir da análise de Félix Guatarri (1985) sobre as creches como iniciadoras no tempo do capital procuro tecer algumas reflexões criticas sobre essa compreensão de tempo e sugerir formas de resistência a essa intervenção do mundo do capital nas vidas cotidianas de professores e crianças e na formação das subjetividades contemporâneas.
Palavras-chave : Educação Infantil; Tempo; Cotidiano.