A Revista Série-Estudos publica, no seu primeiro número de 2024 (v. 29, n. 65), quinze artigos. Doze artigos são do Dossiê “Currículos afrocentrados: narrativas, autobiografias e cartas para uma educação antirracista”, resultado da parceria com a Associação Brasileira de Currículo (ABdC), organizado pelo professor Dr. Rafael Ferreira de Souza Honorato (UEPB), professor Dr. Allan Rodrigues (UNESA/ UFRJ) e pela professora Dra. Patrícia Baroni (UFRJ). Além disso, são publicados três artigos de demanda contínua.
O primeiro artigo de demanda contínua, intitulado “Gestão escolar em contexto vulnerável: gerenciando dados em prol da justiça social”, é de Alessandra Cristina Matheus de Paiva-Pereira, Marco Wandercil, Paulo Sérgio Garcia e Luís Lopes Nascimento. O estudo analisa como os gestores escolares buscam conciliar as demandas do gerencialismo com os princípios da justiça social, pautando-se em uma pesquisa exploratória realizada com gestores da região metropolitana do Grande ABC Paulista.
O segundo artigo, “Implicações da Prova Cuiabá no processo de avaliação de desempenho docente no município de Cuiabá, MT”, tem autoria de Jucileia Nascimento de Oliveira e Danilo Garcia da Silva. Os autores estudam as implicações da Prova Cuiabá no desempenho docente, mostrando que a prova se situa no contexto do Plano Municipal de Educação que tem como metas e estratégias o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O terceiro artigo, “Estratégias inclusivas em escolas particulares da região do ABC Paulista”, é de Nonato Assis de Miranda, Maria do Carmo Romeiro e Priscila Castro Garcia. No artigo, os autores analisam algumas estratégias pedagógicas que professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I utilizam para promover a inclusão e aprendizagem dos alunos.
Que a leitura dos artigos contribua para construção de uma educação mais democrática e inclusiva.
José Licínio Backes
Heitor Queiroz de Medeiros
Ruth Pavan
Editores da Série-Estudos