SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número04Que é planejamento educacional? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

GATTI, Bernardete A.; MELLO, Guiomar Namo de  e  BERNARDES, Nara Maria Guazzelli. Algumas considerações sobre treinamento de pessoal no ensino. Cad. Pesqui. [online]. 1972, n.04, pp.1-52. ISSN 0100-1574.

Presenciamos de alguns anos para cá, nas mais variadas organizações humanas (indústria, comércio administração, educação, etc.), o desenvolvimento de um esforço no sentido de promover ações na formação e de aperfeiçoamento do pessoal nelas envolvido. Estas ações deixaram de ser esporádicas ou quase exceção e tendem a ser, além de numerosas, mais sistemáticas e permanentes. O treinamento, o aperfeiçoamento e a atualização de profissionais nas mais diversas áreas da atividade humana tornaram-se nas organizações em que se desenvolvem, parte integrante de sua sistemática de trabalho. Parece-nos evidente, no entanto, que esses investimentos em formação não são feitos sem razão, tampouco por questões de moda. Ao contrário, é um esforço que se originou de necessidades concretas dessas organizações atendendo, de um lado, a política de aumento da produtividade através do aumento da produtividade através do aumento da eficiência de seu pessoal. Por outro lado, podem estar também associados a uma valorização crescente  da inovação, que vem atender as necessidades de mudança geradas pelo desenvolvimento.

Palavras-chave : Treinamento de professores; Educação permanente.

        · texto em Português     · Português ( pdf )