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Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

POPPOVIC, Ana Maria. Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização cultural. Cad. Pesqui. [online]. 1972, n.06, pp.25-30. ISSN 0100-1574.

Serão considerados marginalizados culturais os alunos nascidos de famílias pobres, que produzem alta incidência de fracassos escolares, tendendo a perpetuar nos filhos sua própria condição, devido, em parte, a fatores ambientais decorrentes de sua formação cultural. Inúmeras pesquisas mostram a grande correlação existente entre nível sócio-econômico baixo e fracasso e/ou evasão escolar. Não há falta de alimentação, a doença crônica e outros fatores, diretamente provenientes da dificuldade de satisfação de necessidades básicas, exercem sobre o rendimento escolar do aluno. Pouco se tem pesquisado, porém sobre os fatores ambientais decorrentes do nível sócio-econômico baixo, responsáveis por alguns dos padrões da cultura da pobreza, que incidem nas deficiências e fracassos escolares. Este trabalho - parte de um estudo mais amplo sobre o assunto - pretende analisar alguns desses fatores ambientais, mostrando seu grau de relacionamento e sua importância relativa sobre a atuação do aluno. A partir destes resultados, algumas conclusões poderão ser deduzidas pelos responsáveis mais diretos pelos estudantes na escola, com a finalidade de atenuar o efeito negativo de tais fatores ambientais.

Palabras clave : Marginalização Cultural; Crianças; Pobreza; Fracasso Escolar; Evasão Escolar; Condições Socioeconômicas; Meio Social.

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