SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número06Autoconceito e sua relação com prestígio entre os colegas, nível socioeducacional e inteligênciaEstudo da percepção da função do orientador pedagógico num grupo de professores de uma escola secundária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

GATTI, Bernardete A.. A utilização da técnica q como instrumento de medida nas ciências humanas. Cad. Pesqui. [online]. 1972, n.06, pp.46-51. ISSN 0100-1574.

Neste trabalho pretendemos colocar algumas das fundamentações metodológicas da Técnica Q desenvolvida por William Stephenson. Esta colocação será sumária uma vez que esta metodologia tem se prestado a infindáveis discussões pois envolve questões de filosofia da ciência e uma abordagem estatística específica. Não poderíamos, de modo algum, esgotar estas questões num artigo. Esta técnica nos parece de emprego particularmente rico nas ciências humanas dada a peculiaridade de algumas de suas premissas que dão a este instrumento uma flexibilidade grande em relação tanto a conteúdos a serem examinados como a própria coleta de informação que pode ser feita mesmo com um caso singular. Stephenson e outros têm utilizado a Técnica Q sobretudo na área de estudos psicológicos. Nós estamos utilizando este instrumento na área educacional, tendo, para tanto, construído um conjunto de itens para a avaliação da percepção da função do Assistente Pedagógico ( PF-AP).

Palabras clave : Técnica Q; Escala de Avaliação; Ciências Humanas.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )