SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número06A utilização da técnica q como instrumento de medida nas ciências humanasUma análise da fidedignidade da taxionomia de objetivos educacionais (domínio cognitivo) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

BERNARDES, Nara Maria Guazzelli  y  MELLO, Guiomar Namo de. Estudo da percepção da função do orientador pedagógico num grupo de professores de uma escola secundária. Cad. Pesqui. [online]. 1972, n.06, pp.52-55. ISSN 0100-1574.

O especialista ou técnico em educação - Orientados Pedagógico (OP) ou Assistente Pedagógico (AP), Orientador Educacional (OE) Psicólogo escolar - depende essencialmente dos professores para desenvolver seu trabalho na escola. Sendo elemento de integração da atividade escolar, precisa conjugar esforços em direção aos objetivos amplos do currículo. É também um elemento inovador pois o professor, em geral, está tradicionalmente habituado a um sistema de trabalho onde sua área ou matéria constitui um setor isolado dentro da escola. As experiências de renovação educacional, tanto em escolas particulares quanto em estabelecimentos oficiais, mostram a importância de haver uma consistência na forma como professores e técnicos percebem suas respectivas funções. Muitos dos problemas que costumam ocorrer nas equipes compostas de elementos docentes e técnicos, advêm justamente dessa dissonância de percepção que dá origem a expectativas diferentes quando não, opostas. O presente trabalho teve como objetivo investigar as possibilidades de utilização da Metodologia Q para estudar como professor visualiza a função do Orientador ou Assistente Pedagógico.

Palabras clave : Orientador Pedagógico; Escala de Avaliação; Ensino de 2º grau.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )