SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número06Educação de adultos e objetivos educacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

HARBISON, Frederick. Planejamento educacional e desenvolvimento de recursos humanos. Cad. Pesqui. [online]. 1972, n.06, pp.85-104. ISSN 0100-1574.

Se considerarmos os vários tipos de Planejamento empregados hoje em dia, poderemos distinguir três que se destacam. O primeiro é o planejamento com fatos adequados, apoiados por estatísticas um tanto abundantes. Esse tipo é evidentemente o mais desejável, porém, o que oferece menos possibilidade de ser executado porque, na prática, raramente existem os fatos e os dados estatísticos necessários. O segundo tipo pode-se definir melhor pelo título de um livro de Wolfgang Stolper, que passou dois anos elaborando o plano de desenvolvimento para a Federação da Nigéria. Denomina-se o livro Planning without facts (Planejamento sem fatos), um título muito realista porquanto corresponde a um tipo de planejamento muito realista também. Acontece que, em muitos casos, é simplesmente impossível determinado todos os fatos que, idealmente, seriam necessários para se fazer um planejamento perfeito.

Palabras clave : Planejamento da Educação; Recursos Humanos; Objetivos da Educação; Financiamentos da Educação.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )