SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número08Avaliação educacional e educação de adultos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

ANDERSON, C. Arnold. Contexto social do planejamento educacional. Cad. Pesqui. [online]. 1973, n.08, pp.111-130. ISSN 0100-1574.

As dificuldades que ocorrem no planejamento educacional resultam, em grande parte, das expectativas exageradas quanto a contribuição que as escolas podem dar para o desenvolvimento do país. Grandes expectativas de benefícios social, oriundo de uma educação formal, tem raízes intelectuais e sociais em comum com o planejamento social formal e apóiam-se no planejamento como técnica para organização da sociedade. As expectativas persistem porque pouca atenção se dispensa aos processos complexos pelos quais as escolas se ligam as outras estruturas nas sociedades existentes. Quase a mesma crítica ao planejamento educacional resulta, além disso, de um rigoroso exame dos fundamentos econômicos dos aspectos da educação relativos a mão-de-obra.

Palabras clave : Planejamento da educação; Meio social; Educação formal.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )