SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número10Influência dos "kits" os cientistas no desenvolvimento do comportamento científico em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

PATORE, José  e  CEOTTO, Eny E.. Diferenciais de salários de engenheiros, economistas e pessoal de ciências básicas. Cad. Pesqui. [online]. 1974, n.10, pp.3-12. ISSN 0100-1574.

Este artigo tem como principal objetivo analisar a variação salarial entre e dentro de três categorias profissionais de nível superior: Engenharia, Economia/Administração e Ciências Básicas. Na primeira parte do estudo, procura-se verificar se as diferenças salariais encontradas se devem ao título profissional conquistado pelos integrantes de cada grupo profissional. Em segundo lugar, examina-se a influência de cinco variáveis individuais - idade, tempo de firma, tempo no cargo, importância funcional e capacitação profissional - na determinação dos salários dentro de cada categoria de profissão. Principais conclusões: o tipo de treinamento e o título profissional conquistado pelos integrantes das três categorias de profissão estudadas constituem fator fundamental para explicar as variações de salário observadas. Dentro dos grupos, enquanto o fator tempo parece afetar sensivelmente o salário de engenheiros e economistas/administradores, para o pessoal de ciências básicas, o cargo ocupado na estruturação hierárquica da empresa pesa mais na fixação de seus padrões salariais.

Palavras-chave : Diferenças salariais; Qualificação profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )