SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número10Diferenciais de salários de engenheiros, economistas e pessoal de ciências básicasEstudo da evolução de alguns conceitos espaciais em pré-escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

GATTI, Bernardete A.  e  GOLDBERG, Maria Amélia Azevêdo. Influência dos "kits" os cientistas no desenvolvimento do comportamento científico em adolescentes. Cad. Pesqui. [online]. 1974, n.10, pp.13-24. ISSN 0100-1574.

O presente estudo propõe-se verificar em que medida o objetivo de desenvolver comportamento científico pode ser atingido através dos "kits" da série Os Cientistas que a Abril/FUNBEC editaram. Trabalhou-se com os quatro primeiros "kits"da série: Newton, Lavoisier, Einstein e Volta, e com o"kit" Galileu, modificado, de modo a servir aos objetivos de avaliação na pesquisa. O Grupo Experimental foi composto de 24 sujeitos e o Grupo Controle também, sorteados aleatoriamente dentre alunos de 8ª série de três colégios da cidade de São Paulo. Os resultados demonstram alto grau motivacional do material e revelaram um ganho significativo para o Grupo Experimental quanto a conhecimentos e habilidades intelectuais, bem como melhores resultados para este grupo quanto a encaminhamento de solução de problemas.

Palavras-chave : Escala de avaliação; Adolescência; Educação científica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )