SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Avaliação de competência no desempenho do papel de orientador educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

FERRETTI, Celso João. Avaliação de um programa de informação escolar profissional. Cad. Pesqui. [online]. 1974, n.11, pp.3-20. ISSN 0100-1574.

A presente investigação representa um estudo de eficiência de um particular programa de divulgação de informações escolares e profissionais, tendo em vista a crescente divulgação de tais informações entre alunos das escolas de primeiro e segundo grau com o objetivo de auxiliá-los a racionalizar suas escolhas vocacionais. Conduzido como uma "pesquisa em ação", sob a forma de um experimento, envolveu a participação de uma amostra de 290 alunos de ambos os sexos, oriundos de famílias de nível socioeconômico médio ou inferior, com idades variando entre 14 e 19 anos, e concentrações nas faixas etárias de 14 a 15 anos e 17 a 18 anos. A amostra foi retirada aleatoriamente da população da 8ª série de primeiro grau que, em 1973, freqüentava duas escolas de características semelhantes na cidade de São Paulo e subdividida em três grupos, sendo um experimental e dois controle. O tratamento experimental consistiu na apresentação sistemática de informações escolares e ocupacionais sobre dezesseis profissões selecionadas. Esta apresentação se fez através de monografias e palestras de profissionais, num período de onze semanas. Os resultados obtidos permitiram verificar que os alunos submetidos ao programa apresentam ganho significativo no conhecimento a respeito de profissões, tendendo a ampliar seu conjunto de preferências ocupacionais e, em certa medida, o conjunto de profissões que constituem sua hierarquia de expectativas ocupacionais. Aparentemente o programa não tem efeito significativo sobre outras mudanças que ocorrem em ambas as hierarquias, ou nas escolhas vocacionais dos alunos da 8 série do primeiro grau.

Palavras-chave : Escolas profissionais; Orientação profissional; Ensino de 1º e 2º graus.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )