SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Avaliação de um programa de informação escolar profissionalOs cursos programados individualizados (CPIs): recurso ou solução? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

GOLDBERG, Maria Amélia Azevêdo. Avaliação de competência no desempenho do papel de orientador educacional. Cad. Pesqui. [online]. 1974, n.11, pp.21-60. ISSN 0100-1574.

Em 1972, 107 sujeitos (37 orientadores educacionais de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; 45 estudantes de orientação desses Estados e 25 orientadores educacionais de escolas particulares de 1º grau, localizadas na cidade de São Paulo e com algum aspecto de renovação pedagógica) foram submetidos a uma escala Q com 70 itens descritivos do papel de orientador educacional. A partir da análise fatorial de seus resultados foi possível: a) identificar duas funções básicas dentro do papel de orientador educacional: a de MONITOR e a de ASSESSOR, correspondendo, respectivamente, a formas de intervenção DIRETA e INDIRETA junto ao orientando; b) constatar que os grupos valorizaram mais a função de MONITOR, especialmente no que respeita à Orientação Vocacional; c) elaborar um Inventário de Auto-Avaliação Profissional do Orientador Educacional (IAAPoe), garantindo-lhe validade lógica em termos do processo ORIENTAÇÃO-APRENDIZAGEM.

Palabras clave : Orientação profissional; Orientador pedagógico; Auto-avaliação; Competência profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )