SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Avaliação de competência no desempenho do papel de orientador educacionalAspectos demográficos do planejamento educacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá  y  MENEZES, Sônia Maria Carvalho de. Os cursos programados individualizados (CPIs): recurso ou solução?. Cad. Pesqui. [online]. 1974, n.11, pp.61-70. ISSN 0100-1574.

Os cursos Programados Individualizados (CPIs) apresentam-se como uma das estratégias de ensino que procuram oferecer uma resposta aos problemas relativos à escassez de recursos materiais e humanos que caracterizam o sistema educacional brasileiro, particularmente nos níveis médio e superior. Este trabalho consiste numa descrição das características dos CPIs e numa análise crítica dos seus pressupostos teóricos e procedimentos adotados. Ao situar os CPIs dentro de uma perspectiva mais ampla, essa análise permite ao leitor um balanço das vantagens e limitações destes cursos. Foram feitas ainda algumas considerações relativas à sua aplicação no contexto educacional brasileiro.

Palabras clave : Inovação pedagógica; Sistema de educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )