SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12Observação da interação professor-aluno: uma revisão crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

CAMARGO, Dair Aily Franco de. Um estudo quantitativo sobre a reprovação no curso primário. Cad. Pesqui. [online]. 1975, n.12, pp.03-18. ISSN 0100-1574.

Para verificar as causas e conseqüências da reprovação escolar, foram estudados comparativamente e caracterizados quantitativamente 1300 alunos, classificados em três grupos: não reprovados (R0), reprovados uma vez (RI) e reprovados duas vezes (RII) em função das médias das notas dos exames finais obtidas nas quatro séries do curso primário, nível socioeconômico e nível mental. Para a caracterização quantitativa utilizou-se a técnica de correlação parcial e múltipla, e para o estudo comparativo as de análise de variância (Teste F) e Teste de Tuckey. 

Palabras clave : Ensino primário; Taxa de reprovação; Análise quantitativa .

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )