SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12Um estudo quantitativo sobre a reprovação no curso primárioConcepção do papel de psicólogo escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

MELLO, Guiomar Namo de. Observação da interação professor-aluno: uma revisão crítica. Cad. Pesqui. [online]. 1975, n.12, pp.19-28. ISSN 0100-1574.

O presente trabalho constitui uma revisão dos estudos de observação da interação professor-aluno. A partir do conceito de competência do professor, defende a validade da observação da interação em sala de aula como metologia de pesquisa e avaliação do ensino. No estabelecimento do estado teórico do desenvolvimento dessa área de estudos, faz um histórico dos trabalhos mais significativos e levanta os principais problemas conceituais e metodológicos que os estudiosos da interaçãoo professor-aluno têm enfrentado. Conclui apontando algumas perspectivas para a investigação da validade empírica dos métodos de observação da interação em sala de aula.  

Palavras-chave : Relações professor-aluno; Análise crítica .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )