SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12Observação da interação professor-aluno: uma revisão críticaEstabilidade do concurso vestibular do CESCEM índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

GOLDBERG, Maria Amélia Azevêdo. Concepção do papel de psicólogo escolar. Cad. Pesqui. [online]. 1975, n.12, pp.29-48. ISSN 0100-1574.

O objetivo da presente pesquisa é delinear a concepção que os Psicólogos Escolares têm de seu papel profissional, quando integram uma equipe formada por outros técnicos (Orientador Pedagógico e Orientador Educacional).Nossa hipótese é a de que existe um consenso entre os Psicólogos Escolares sobre a função preventiva que devem exercer, atuando sobretudo junto ao professor quando em serviço. Os dados de caracterização dos sujeitos da amostra foram levantados através de um questionário informativo. O instrumento usado para análise da concepção do papel profissional foi uma escala Q não estruturada, constando de 70 afirmações sobre atividades de um serviço de Psicologia Escolar. Os dados receberam tratamento conforme a rotina da metodologia Q. Submetidos a análise, esses dados permitiram não só confirmar a hipótese formulada, como detectar a existência de uma concepção alternativa do papel de Psicólogo Escolar, enquanto "facilitador na solução de problemas escolares".  

Palavras-chave : Psicólogos; Relações professor-aluno; Psicologia da educação .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )