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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

GOLDBERG, Maria Amélia Azevédo. As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito. Cad. Pesqui. [online]. 1975, n.12, pp.55-60. ISSN 0100-1574.

A discussão das contribuições potenciais ou efetivas da ciência ao ensino pode ser feita de uma pluralidade de pontos de vista, conforme a ciência que se pretenda enfocar (economia, psicologia, sociologia etc.) ou conforme se encare o ensino do ponto de vista do processo, do agente, ou da disponibilidade de recursos técnicos. No presente trabalho, vamos colocar-nos na perspectiva daqueles que acreditam que: 1) o ensino, na nossa realidade, é um processo de natureza decisório-executiva, exercido basicamente pelo professor; 2) a qualidade desse processo depende diretamente das contribuições da Psicologia e da Sociologia, enquanto ciências da educação; 3) essas contribuições - para serem efetivas - precisam ser comunicadas ao professor, seja através de programas de treinamento, seja através de publicações técnicas.

Palavras-chave : Ciência; Formação de professores; Pedagogia; Psicologia; Sociologia; Ensino individualizado .

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