SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Avaliação de programa de treinamento para a função de assistente pedagógicoA profissão de planejador educacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

BARROSO, Carmen. O ensino através do computador e a pesquisa educacional. Cad. Pesqui. [online]. 1975, n.13, pp.69-72. ISSN 0100-1574.

Parto do pressuposto de que não precisamos salientar a importância e as tremendas potencialidades criadas pela revolução educacional gerada pelo uso do computador, e que ainda mal se inicia. A versatilidade e a flexibilidade do computador, possibilitando verdadeira individualização da instrução, e a variedade de seus usos no planejamento educacional são amplamente conhecidas e já foram muito bem analisados. Acredito que, se a implantação do uso de computadores em educação encontra resistências, estas se originam menos na ignorância das vantagens desse instrumento, do que no receio de que ele constitua ameaça a interesses pessoais, por parte de indivíduos que preferem utilizar sua posição de poder para auto-preservação e manutenção do “status quo”. Estes indivíduos oferecerão renhida oposição não só ao computador, mas a qualquer tendência da educação contemporânea que a faça depender menos de suas decisões individuais arbitrárias. Clamarão contra a assim chamada “massificação” do ensino, e se reusarão a ouvir quem quer que apresente idéias inovadoras.

Palabras clave : Currículos; Tecnologia; Pesquisa educacional; Informática.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )