SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14Sub-cultura: uma terminologia adequada?Participantes ou marginais: estilos de socialização em famílias de São Paulo e Brasília índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

POPPOVIC, Ana Maria; ESPOSITO, Yara Lúcia  e  CAMPOS, Maria Machado Malta. Marginalização cultural: subsídios para um currículo pré-escolar. Cad. Pesqui. [online]. 1975, n.14, pp.7-74. ISSN 0100-1574.

Esta pesquisa visou a caracterizar crianças culturalmente marginalizadas, de 4 a 6 anos de idade, dos Parques Infantis do Município de São Paulo. O planejamento foi feito com miras a fornecer, aos organizadores do currículo para a pré-escola, elementos que lhes possibilitem um trabalho embasado numa realidade existente. Para conseguir esta caracterização, foram elaborados instrumentos, especialmente o Instrumento Cognitivo, que abarca operações, conceitos, conhecimentos e habilidades indispensáveis à criança antes de sua entrada na escola. Como para a organização de um currículo, não basta o conhecimento da capacitação e das informações possuídas, o planejamento desta pesquisa previu também um amplo levantamento sobre as condições de vida destas crianças e de suas famílias. Foram verificados, paralelamente, comportamentos e atitudes capazes de alterar a capacidade de aprendizagem das crianças.

Palavras-chave : Marginalização cultural; Currículos; Educação pré-escolar; Escala de avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )