SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14Participantes ou marginais: estilos de socialização em famílias de São Paulo e BrasíliaProfessores de periferia: soluções simples para problemas complexos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

ESPOSITO, Yara Lúcia. Desnutrição e cognição. Cad. Pesqui. [online]. 1975, n.14, pp.87-96. ISSN 0100-1574.

A finalidade do presente trabalho é verificar os efeitos da insuficiência nutricional na capacidade cognitiva de crianças pré-escolares, provenientes de famílias de baixo nível socioeconômico. Numa amostra de N.S.E. baixo da cidade de São Paulo, verificou-se que o grupo de crianças com alto risco de desnutrição pregressa apresentava deficits de realização nas áreas de Funções Psiconeurológicas, Conceitos Básicos, Linguagem e Operações Cognitivas. Em um grupo de N.S.E. baixo de Brasília, os resultados indicaram que as crianças desnutridas atuais têm realização semelhante àquela das crianças com peso normal para a idade. No entanto, o grupo com sinais de desnutrição pregressa obteve, no Instrumento Cognitivo, resultados significativamente inferiores, inclusive aos níveis alcançados pelo grupo com desnutrição atual.

Palavras-chave : Desnutrição; Desenvolvimento cognitivo; Condições socioeconômicas; Crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )