SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15A educação da mulher brasileira e sua participação nas atividades econômicas, em 1970O acesso da mulher ao ensino superior brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

CAMPOS, Maria Machado Malta  e  ESPOSITO, Yara Lúcia. Relação entre sexo da criança e aspirações educacionais e ocupacionais das mães. Cad. Pesqui. [online]. 1975, n.15, pp.37-46. ISSN 0100-1574.

Esta pesquisa teve como objetivo verificar se as expectativas que mães de crianças de 4 a 6 anos de idade têm a respeito do futuro de seus filhos são influenciadas pelo sexo da criança. Procurou-se verificar também se isto ocorre de forma diferente conforme a camada social considerada. Para tanto foram analisadas as respostas obtidas através de entrevistas realizadas durante o ano de 1974 com 90 mães de nível socioeconômico médio e 90 de nível baixo em São Paulo e 90 mães de Ceilândia, D.F. A análise dos dados demonstra que as diferenças nas expectativas educacionais se acentuam conforme se passe da população de nível médio para a de nível baixo. Também foram encontradas diferenças entre as expectativas de realidade e o que as mães desejam idealmente para os filhos. Quanto às expectativas ocupacionais, verificou-se que elas também se diferenciam conforme o sexo da criança, sendo que existe uma maior flexibilidade na escolha de profissões para as meninas na amostra de nível médio.

Palavras-chave : Mães; Sexo; Crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )