SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15Estereótipos sexuais: possíveis contribuições da psicologia para sua mudançaOs estereótipos sexuais na escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

ROSEMBERG, Fúlvia. A mulher na literatura infanto-juvenil: revisão e perspectivas. Cad. Pesqui. [online]. 1975, n.15, pp.138-140. ISSN 0100-1574.

A partir da década de 60, pesquisadores de várias nacionalidades têm procurado descrever e compreender o conteúdo de livros para crianças e adolescentes. Tais estudos, realizados por educadores, psicólogos e sociólogos, empregando técnicas mais ou menos sofisticadas de análise de contudo, podem ser agrupados em dois conjuntos. O primeiro utiliza o livro infanto-juvenil quase um pretexto para o conhecimento da sociedade (ou grupo social) que o produziu: seu conteúdo, simplificado, exemplar, tipificando por ser dirigido a crianças, permite ao pesquisador extrair valores, modelos e ideologias prevalentes no momento da criação. Neste primeiro grupo podem ser incluídos, por exemplo, os trabalhadores de Bleton (1963), Chombart de Lauwe (1972), McClelland (1961), Socriano (1972) e outros.

Palabras clave : Mulheres; Literatura infanto-juvenil.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )