SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15A mulher na literatura infanto-juvenil: revisão e perspectivasContribuições da psicologia contemporânea para a compreensão do papel da mulher índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

MELLO, Guiomar Namo de. Os estereótipos sexuais na escola. Cad. Pesqui. [online]. 1975, n.15, pp.141-144. ISSN 0100-1574.

Educadores e estudiosos que se preocupam com o papel que a educação pode desempenhar para a melhoria das condições sociais e culturais em que vivem os seres humanos têm apontado com freqüência como o sistema de ensino reproduz a ajuda a manter as desigualdades existentes na sociedade. Gostaria de falar um pouco de um aspecto desse problema que tem sido relegado a segundo plano, ou apenas mencionado de passagem: o de como a educação escolar transmite e reforça padrões de comportamento sexual culturalmente estereotipados, reproduzindo, dessa forma, as desigualdades de condições e de oportunidades que existem entre homens e mulheres na nossa sociedade, quase sempre com prejuízo destas últimas.

Palabras clave : Estereótipos; Comportamento sexual; Escolas.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )