SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16Testes de múltipla escolha e de resposta livre em física geralA escola, objeto de controvérsia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

GUIMARAES, Beatriz M. A. B.  y  SCHNEIDER, Ivo Alberto. Comportamento verbal do aluno em sala de aula e fatores sociológicos que o afetam. Cad. Pesqui. [online]. 1976, n.16, pp.7-14. ISSN 0100-1574.

Este trabalho investigou os possíveis efeitos de fatores sociológicos no comportamento verbal de crianças em sala de aula. A população constituiu-se de crianças que, em 1973, cursavam a quarta série do ensino fundamental, em Salvador, Bahia. O plano de pesquisa consistiu em observação direta (durante todo o período de aula) e entrevista individual com uma amostra aleatória da população (n = 97). De modo geral, os resultados confirmaram as hipóteses levantadas, segundo as quais o nível educacional dos pais, o tipo de escola que freqüentam, o tamanho da família e a exposição aos meios de comunicação de massa afetam significativamente o comportamento verbal das crianças; em outras palavras, evidenciam teórica e empiricamente o efeito do status socioeconômico sobre o comportamento verbal.

Palabras clave : Cultura; Famílias; Comunicação verbal; Dados estatísticos; Meios de comunicação de massa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )