SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): mais um programa de pós-graduação em educação? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

WOODHALL, Maureen. Análise de custo-benefício no planejamento educacional. Cad. Pesqui. [online]. 1976, n.16, pp.91-113. ISSN 0100-1574.

Reconhece-se agora, universalmente, a educação como uma forma de investimento em criaturas humanas, que produz benefícios de ordem econômica e contribui para a futura riqueza do país ao aumentar-lhe a capacidade produtiva do povo. Pode-se, portanto, justificar em parte as despesas com educação em termos de sua contribuição potencial para o crescimento econômico. Isso, porém, suscita muitas questões. Como a educação se compara com outras formas de investimento nacionais? Que contribui mais para o futuro crescimento econômico, o investimento em capital humano ou capital físico? Todas as formas de educação são igualmente produtivas? É a educação uma forma lucrativa de investimento para o indivíduo e também para a sociedade? Se é, os alunos ou suas famílias levam isso em consideração ao fazer suas escolhas educacionais e ocupacionais?

Palabras clave : Planejamento da educação; Custo da educação; Análise de custo.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )