SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Secundário profissionalizante: prêmio de consolaçãoDuas estratégias de ensino-aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

OLIVEIRA, Lólio Lourenço de. Urbanização e acesso ao ensino superior. Cad. Pesqui. [online]. 1976, n.17, pp.53-68. ISSN 0100-1574.

O objetivo deste estudo foi verificar em que medida o jovem que provém de um lugar de grau de urbanização mais alto tem maior chance de ser candidato a ingresso num curso superior e, uma vez candidato, de conseguir melhor desempenho nas provas a que se submete no vestibular. Trabalhou-se com uma amostra de candidatos, em 1975, ao exame vestibular unificado para a área biológica e com dados demográficos do Censo de 1970 e 1960 relativos aos municípios desse Estado. Considerou-se a influência de outras variáveis, como nível socioeconômico e carreira escolhida pelo candidato, e industrialização e distância à Capital do município de origem do candidato. Os resultados mostram que: quanto maior o grau de urbanização, maior a busca de ensino superior e, com menor intensidade, melhor o êxito nas provas do vestibular; que essa relação independe do nível de atendimento escolar em nível de 2º ciclo nos municípios; que a industrialização atua no mesmo sentido e concomitantemente à urbanização; que a super-urbanização e a super-industrialização (observadas tipicamente na zona metropolitana do Estado) atuam em sentido inverso. O autor sugere que esses resultados se explicam pela natureza urbana dos objetivos, instrumental e recursos humanos do sistema educacional.

Palabras clave : Acesso ao ensino superior; Urbanização; Desempenho; Concurso vestibular; Condições socioeconômicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )