SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Um estudo quantitativo sobre o rendimento escolar, expresso em notasPrograma alfa: um currículo de orientação cognitiva para as primeiras séries do 1º grau inclusive crianças culturalmente marginalizadas visando ao processo ensino-aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

GRACIANO, Marília; SILVA, Rose Neubauer da  e  GUARIDO, Elza L.. Percepção social em crianças: estereótipos sexuais na percepção da família. Cad. Pesqui. [online]. 1977, n.21, pp.15-40. ISSN 0100-1574.

O artigo relata os resultados de um estudo exploratório sobre percepção social em crianças, de ambos os sexos e de três grupos etários (5, 7 e 9 anos). Foram testadas 180 crianças de várias escolas particulares de São Paulo, através de um instrumento (TPS) no qual bonecos representando a família da criança são classificados em várias dimensões, tais como força e atividade. Os resultados mostram que as crianças progressivamente incorporam às suas percepções os estereótipos culturais a respeito dos papéis masculinos e femininos. Os estereótipos também afetam substancialmente o desenvolvimento do autoconceito de meninos e meninas.

Palavras-chave : Famílias; Estereótipos; Papéis sexuais; Percepção; Crianças; Autoconceito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )