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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

OLIVEIRA, Fernando Antonio Leite de. Influência do tamanho da escola sobre forças em direção à participação de alunos em contextos de comportamento: um estudo de psicologia ecológica. Cad. Pesqui. [online]. 1978, n.24, pp.41-46. ISSN 0100-1574.

Nesta pesquisa, estuda-se o tamanho da escola como uma variável ecológica, relacionada ao sistema de forças (atrações e pressões ou forças próprias e estranhas) da escola como um todo agindo sobre cada aluno. Verifica-se aqui a sua influência sobre a participação e forças de direção à participação em uma atividade extra-classe voluntária, comparando-se também a influência do período de funcionamento escolar, em uma amostra de 203 alunos de 7ªs e 8ªs séries de 1º grau do ensino oficial do Estado de São Paulo. Foi utilizada a abordagem da Psicologia Ecológica, de Barker e outros. Os principais resultados mostraram que alunos de escolas pequenas participam mais e sofrem mais pressões para participar de um contexto de comportamento voluntário, que alunos de escolas grandes, enquanto que alunos de período noturno manifestam mais atrações para tal atividade que alunos de período diurno.

Palavras-chave : Espaço físico; Participação do aluno; Conduta infantil; Dimensão da escola.

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