SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Psicologia educacional e educação: uma relação teoricamente eficaz, porém praticamente ineficiente?Ruralização da educação: um enfoque alternativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

GRACIANO, Marília. Aquisição de papéis sexuais na infância. Cad. Pesqui. [online]. 1978, n.25, pp.29-44. ISSN 0100-1574.

O artigo discute a aquisição de papéis sexuais através da socialização. A idéia central é a de que os comportamentos, atitudes e reações emocionais típicos do homem e da mulher em nossa sociedade não têm qualquer substrato biológico, sendo culturalmente definidos e ensinados às crianças desde o momento em que nascem. A pressão social leva a maioria de indivíduos a se conformar com as normas culturais, as quais nem sempre são psicologicamente sadias. Neste trabalho são apresentadas evidências de que os pais já demonstram expectativas estereotipadas em relação a meninos e meninas recém-nascidos, passando a educá-los de forma diferente e limitando suas potencialidades. A seguir, as principais teorias sobre o processo de aquisição de papéis sexuais (aprendizagem por reforçamento, imitação, identificação e processos cognitivos) são discutidas, bem como o problema da escolha de modelos do mesmo sexo.

Palabras clave : Papéis sexuais; Socialização; Psicologia da criança; Sexualidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )