SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Expressão verbal escrita de alunos do primeiro ciclo da UFRGS: a estrutura do parágrafo e processos de pensamento lógicoInfluência de características do aluno na avaliação do seu desempenho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

BALZAN, Newton Cesar. Atitudes e níveis de realização observados em ex-alunos. Cad. Pesqui. [online]. 1978, n.26, pp.43-60. ISSN 0100-1574.

O trabalho tem por objetivo trazer esclarecimentos sobre a validade das relações entre médias obtidas por indivíduos em situação escolar e níveis de realização pessoal apresentados posteriormente. O autor estuda em 1975, os níveis de realização pessoal e as atitudes sobre Estudos Sociais,verificadas em dois grupos de indivíduos que, durante o antigo curso ginasial (realizado entre 1962 e 1966), obtiveram as médias mais altas e mais baixas nesta área de estudos. Utiliza-se de questionário como instrumento de coleta de dados, recorrendo ao Teste de Qui 2 e ao Cálculo da Probabilidade Exata de Fisher a fim de estudar as relações entre as médias obtidas em Estudos Sociais e as variáveis consideradas mais significativas. Surge valorizada uma educação desenvolvida nos moldes dos Ginásios Vocacionais, isto é, onde às atividades práticas seja atribuída a mesma importância que às teóricas, fato que contribui para a realização satisfatória do indivíduo, tanto no sentido cultural como no sentido profissional, apesar de obter médias constantemente baixas numa determinada área de estudos ou disciplina. O trabalho se constitui num aprofundamento de determinados pontos já abordados pelo autor em pesquisa mais ampla, "Estudos Sociais: Opiniões e Atitudes de Ex-Alunos", publicada nesta mesma revista , nº 22, setembro de 1977.

Palabras clave : Estudos sociais; Escala de avaliação; Prática de ensino; Alunos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )