SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Atitudes e níveis de realização observados em ex-alunosInfluência do método Montessori na aquisição da noção de seriação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

BARROSO, Carmen; MELLO, Guiomar Namo de  y  FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Influência de características do aluno na avaliação do seu desempenho. Cad. Pesqui. [online]. 1978, n.26, pp.61-80. ISSN 0100-1574.

Entre as características do aluno que podem influir na avaliação do seu desempenho, interessa-nos particularmente o sexo. Isto porque investigações recentes a respeito de diferenças sexuais na escola (Rosemberg, 1975) e da participação e desempenho de moças e rapazes nos exames vestibulares ( Barroso e Mello, 1975), contestam que: A) Moças encaminham-se em sua maioria para carreiras tradicionalmente feminina B) De um modo geral os rapazes tendem a obter maior sucesso que as moças no vestibular, independente da carreira escolha; o desempenho das moças é inferior ao dos rapazes nas disciplinas de ciências exatas (física, química e biologia) e matemática, sendo igual ou superior nas disciplinas de maior conteúdo verbal, como português e inglês; C) No ensino médio (1º e 2º graus), as meninas tendem a obter notas mais altas que os meninos, são reprovados com menor freqüência e apresentam menores atrasos de escolaridade.

Palabras clave : Diferenças sexuais; Avaliação da aprendizagem; Desempenho.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )