SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

BRUSCHINI, Maria Cristina Aranha. Sexualização das ocupações: o caso brasileiro. Cad. Pesqui. [online]. 1979, n.28, pp.5-20. ISSN 0100-1574.

O problema da sexualização das ocupações, no Brasil, é focalizado através do exame das transformações ocorridas na composição da força-de-trabalho não-agrícola brasileira, no período 50-70, verificando o impacto ocasionado pelo crescimento econômico dependente sobre a alocação da força-de-trabalho por sexo. Através da comparação de dados censitários de 1950 e de 1970 referentes à participação de homens e de mulheres na estrutura ocupacional e nos diversos setores de atividade econômica, constata-se o aumento da segregação ocupacional no período considerado. A análise dos dados indica que, apesar da participação feminina na força-de-trabalho brasileira ter aumentado, no período analisado, a expansão do emprego feminino continua a se concentrar em reduzido número de ocupações, tradicionalmente femininas, no setor terciário, ao mesmo tempo em que a expulsão da mulher das atividades industriais tem sido um fenômeno constante e significativo.

Palabras clave : Trabalho; Mão-de-obra; Diferenças sexuais; Discriminação sexual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )