SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Sexualização das ocupações: o caso brasileiroAutonomia e mudança no comportamento instrucional de professores: uma investigação exploratória índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau. Cad. Pesqui. [online]. 1979, n.28, pp.21-26. ISSN 0100-1574.

Este estudo procurou investigar a relação entre comportamentos de atenção dos alunos na sala de aula e o seu aproveitamento escolar em leitura. Duas classes da 2ª série do 1º grau, uma delas utilizando um método de ensino mais diretivo e a outra com um método menos diretivo, foram observadas uma vez por semana durante um período aproximado de dois meses. Os dados foram coletados através de um roteiro de observação previamente testado, utilizando o método de amostragem de ponto no tempo, de modo que foram coletadas cerca de 100 observações para cada aluno. Os resultados evidenciaram correlações negativas entre falta de atenção dos alunos nas tarefas e aproveitamento escolar em leitura. A comparação dos resultados das duas classes revelou que os alunos da classe de método menos diretivo eram mais desatentos mas tiveram maior progresso em leitura do que os alunos da classe de método mais diretivo.

Palabras clave : Relações professor-aluno; Leitura; Rendimento escolar; Ensino de 1º grau.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )