SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Assistência ao pré-escolar: uma abordagem críticaFatores de custo no planejamento de sistemas de tecnologia educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

CANDAU, Vera Maria. Tecnologia educacional: concepções e desafios. Cad. Pesqui. [online]. 1979, n.28, pp.61-66. ISSN 0100-1574.

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os principais conceitos de Tecnologia Educacional e explicitar algumas das questões de fundo relativas à natureza e o papel da Tecnologia Educacional. A introdução aborda duas questões: a das relações entre Tecnologia Educacional e Educação ea relativa ao caráter interdisciplinar da Tecnologia Educacional. Na primeira parte são analisadas as seguintes concepções de Tecnologia Educacional: o conceito centrado no "meio", o conceito centrado no "processo" e aquele que concebe a Tecnologia Educacional como uma "estratégia de inovação". Na segunda parte são assinalados alguns campos de ambigüidade que representam verdadeiros desafios, quer no ponto de vista teórico, quer no ponto de vista da aplicação prática da Tecnologia Educacional. São eles: tecnologia na educação ou tecnologia da educação; tecnologia educacional: novidade ou inovação, mecanização ou humanização; tecnologia educacional: reforçadora da dependência cultural ou elemento potenciador da autonomia cultural; tecnologia educacional: otimização do irrelevante ou busca da relevância. A conclusão assinala as diferentes formas que pode assumir a utilização da Tecnologia Educacional nos países em desenvolvimento.

Palavras-chave : Tecnologia educacional; Inovação educacional; Interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )