SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Nosso cérebro também tem fomeA desnutrição e o processo de acumulação de capital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Interação entre fatores biológicos, socioeconômicos e culturais no desenvolvimento mental e desempenho escolar da criança desnutrida. Cad. Pesqui. [online]. 1979, n.29, pp.37-48. ISSN 0100-1574.

O desenvolvimento psicológico da criança e sua integração no mundo social se faz por meio de um processo complexo, no qual interferem vários fatores biológicos, socioeconômicos e culturais, em contínua interação. Este artigo procura analisar esse processo, a partir da pressuposição básica de que tanto fatores biológicos, tais como desnutrição e/ou traumas perinatais, como condições socioeconômicas difíceis, afetam o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida por dificultar ou impedir o estabelecimento e a manutenção de uma relação sintômica, sincrônica e recíproca entre a criança e uma ou mais pessoas estáveis de seu mundo social. As condições precárias de vida das famílias de baixa renda as obrigam a enfrentam uma série de problemas socioeconômicos e de saúde. Nestas circunstâncias, a criança terá dificuldades para encontrar em seu ambiente imediato alguma pessoa disponível e preparada para sintonizar com ela, capaz de perceber, estimular e responder a seus comportamentos. Ao mesmo tempo, crianças nascidas nesse ambiente, devido à desnutrição e outras condições orgânicas, são em geral biologicamente menos aptas a serem estimulantes e responsáveis àqueles que delas cuidam. Tais crianças mostram apatia, irritabilidade e pouco interesse em relação ao ambiente social. Seu comportamento é, com freqüência, mais desorganizado e imprevisível do que o de crianças-controle, requerendo um esforço especial, por parte dos outros, para estabelecer e manter com elas uma interação.

Palabras clave : Cultura; Desenvolvimento cognitivo; Nutrição; Desenvolvimento da criança; Dados estatísticos; Relações sociais; Desnutrição; Rendimento escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )