SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Desnutrição e pobreza no Brasil: algumas evidênciasEfeitos da estimulação escolar na realização de crianças em vários estados nutricionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

MACEDO, Elvidina Nabuco. Nutrição, nível socioeconômico e desenvolvimento cognitivo de pré-escolares em Aracaju. Cad. Pesqui. [online]. 1979, n.29, pp.87-96. ISSN 0100-1574.

Uma amostra aleatória da população pré-escolar em Aracaju (1975) formada por 45 meninos e 47 meninas de 66 a 72 meses de idade foi estudada quanto a: (a) condições socioculturais (ocupação, renda familiar; escolaridade paterna e materna, paridade, espaçamento e ordem dos filhos e oportunidades culturais a domicílio); (b) estado nutricional (pesoe altura); e (c) desenvolvimento cognitivo (teste de conservação, Piaget). As crianças se distribuíram nos seguintes grupos e freqüência por grupo: ocupação paterna não-manual (NM), 20, manual (M), 57 e intermediária (I), 15; estado nutricional normal (N), 47, desnutrição atual (DA), 16, desnutrição pregressa (DP), 21 e desnutrição pregressa e atual (DPA), 8. O nível de conservação foi expresso por um escore de até 12. Os resultados, de acordo com o nível ocupacional paterno, estado nutricional da criança, número de crianças por grupo e escore de conservação, foram: NM-N(10), 3.6; I-N(8), 5.9; M-N(29), 1.9; NM-DP(5), 0.5; e M-DP (16), 0.0. Os demais grupos não foram incluídos na análise. A interpretação é de que tanto NSE como estado nutricional pregresso afetam a aquisição de conservação e portanto o desempenho escolar. No grupo NM, o estado nutricional é influenciado por escolaridade dos pais, tamanho da família e ordem de nascimento enquanto no grupo M, ele parece estar mais na dependência do espaçamento entre as crianças. O escore do teste de conservação é maior nas crianças com espaçamento mais alto (24 meses ou mais), com exceção.

Palavras-chave : Nutrição; Condições socioeconômicas; Crianças; Aracaju; Desenvolvimento cognitivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )