SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulistaEficiência sem eqüidade ou eqüidade sem eficiência? O que nos diz uma análise dos custos da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; MELLO, Guiomar Namo de; ARELARO, Lisete  e  CAMPOS, Maria Machado Malta. Ensino de 1º e 2º graus: intenção e realidade. Cad. Pesqui. [online]. 1979, n.30, pp.21-40. ISSN 0100-1574.

O trabalho procura contrapor alguns dados a respeito do sistema de ensino de 1º e 2º graus no Brasil aos objetivos expressos nos planos oficiais para o período de 1975-79. São comentados, além dos dados quantitativos da PNAD-76 relativos a esses graus de ensino a orientação curricular existente, os problemas da pré-escola e do ensino supletivo. A distância encontrada entre as principais metas governamentais e a realidade da seletividade do sistema de ensino expressa, segundo o trabalho, a contradição entre o modelo de desenvolvimento adotado e as tentativas de democratização do ensino.

Palavras-chave : Ensino de 1º e 2º graus; Currículos; Sistema de educação; Educação pré-escolar; Ensino supletivo; Fracasso escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )