SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31O menor ainda minimizado pela lei brasileiraA criança como objeto da medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

COPIT, Melany S.  e  PATTO, Maria Helena Souza. A criança-objeto na pesquisa psicológica. Cad. Pesqui. [online]. 1979, n.31, pp.06-09. ISSN 0100-1574.

Baseadas em levantamento de trabalhos publicados em revistas e teses existentes na biblioteca do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, as autoras analisam criticamente a produção acadêmica a respeito de crianças, na área de Psicologia. Mostram como as abordagens adotadas caracterizam-se, em geral, por não considerar a criança como um ser humano com subjetividade própria, tomando-a como uma entidade histórica, colocada em um contexto socioeconômico mal definido, julgando-a a partir de padrões da classe dominante, isolada de seu ambiente, seccionada em comportamentos e habilidades avaliados a partir de instrumentos questionáveis. Além disso, os autores raramente estão vinculados a programas de ação que poderiam colocar em questão as análises realizadas.

Palavras-chave : Psicologia da criança; Pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )