SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31A criança e a percepção do espaçoSexualidade infantil e práticas repressivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

GARCIA, Walter Esteves. Propostas educacionais das instituições de menores carentes no estado de São Paulo. Cad. Pesqui. [online]. 1979, n.31, pp.81-85. ISSN 0100-1574.

Baseado em sua experiência de trabalho na FEBEM - Fundação Estadual de Bem Estar do Menor, o autor descreve e analisa as principais características da orientação pedagógica predominante nas instituições assistenciais que atendem o menor carente. Isolando o menor de seu ambiente, de forma anão levar em consideração o contexto social que produz sua marginalização, educando-o em função de ideais ultrapassados, não lhe fornecendo o tipo de profissionalização desejado, essas instituições acabam colocando em prática uma educação repressiva e estigmatizadora. O artigo termina sugerindo algumas diretrizes que deveriam ser adotadas na área de atendimento ao menor.

Palabras clave : Crianças; Pobreza; São Paulo; Instituições sociais; Orientação educacional; Marginalização; Meio social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )