SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Universidade: sinal fechadoCaminhos e descaminhos da educação de adultos no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

MEDEIROS, José Adelino de Souza; CASTRO, Maria Terezinha Galhardo de  e  SIQUEIRA, Vera Helena Ferraz de. Desvio ocupacional em ciências humanas: o caso dos graduados em direito de São José dos Campos. Cad. Pesqui. [online]. 1980, n.33, pp.29-44. ISSN 0100-1574.

Nos dias de hoje é amplamente reconhecido o valor econômico da educação. Entretanto, nota-se que o ensino brasileiro vem formando recursos humanos que não correspondem às necessidades socioeconômicas do país. É comum encontrar-se indivíduos que não têm oportunidade de utilizar profissionalmente seus conhecimentos, sendo obrigados a aceitar funções totalmente desvinculadas de sua formação acadêmica. Com o objetivo de se obter informações sistemáticas sobre a absorção de graduados pelo mercado de trabalho, realizou-se uma pesquisa de campo abrangendo bacharéis formados pela Faculdade de Direito Vale do Paraíba, entre 1958 e 1976. Desenvolveu-se e validou-se um questionário que foi aplicado em uma amostra dessa população. Os resultados confirmam a suspeita inicial de que existe um acentuado desvio ocupacional entre esses graduados. A metodologia adotada poderá, com pequenas reformulações, ser utilizada em pesquisas posteriores que tenham por objetivo analisar a situação ocupacional de egressos do ensino superior.

Palavras-chave : Expansão do ensino; Ensino superior; Custo da educação; Ciências Humanas; Recursos Humanos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )