SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Utilização da capacidade docente na Universidade de São PauloAnálise da situação da criatividade no ensino de adolescentes em uma cidade paulista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

GOMES, Candido Alberto da Costa. Relacionamento escola-comunidade na cidade do Rio de Janeiro. Cad. Pesqui. [online]. 1980, n.35, pp.25-34. ISSN 0100-1574.

O objetivo do estudo é identificar as formas de relacionamento escola-comunidade, bem como as respectivas condições de sucesso e fracasso. Na primeira parte são apresentados os resultados de cinco estudos de caso, realizados em escolas com alunos de níveis socioeconômicos diferentes, e na segunda parte os resultados de um survey piloto, envolvendo uma amostra de escolas públicas e particulares. As conclusões indicam que as variáveis explicativas do sucesso e fracasso do relacionamento escola-comunidade são, pela ordem de importância, o grau de vida comunitária, os recursos materiais e humanos da escola, a qualificação do diretor, as diferenças socioculturais entre os alunos e as equipes docente e técnico-pedagógica da escola e, finalmente, o grau de homogeneidade do alunado do ponto de vista socioeconômico.

Palavras-chave : Relações escola-comunidade; Rio de Janeiro; Desigualdades sociais; Administração escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )