SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Relacionamento escola-comunidade na cidade do Rio de JaneiroOs determinantes do desempenho escolar: uma revisão de pesquisas nos países em desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

MARIN, Alda Junqueira. Análise da situação da criatividade no ensino de adolescentes em uma cidade paulista. Cad. Pesqui. [online]. 1980, n.35, pp.35-52. ISSN 0100-1574.

O objetivo deste estudo foi verificar se a criatividade está sendo cogitada como integrante do processo de ensino-aprendizagem dos adolescentes e de que forma se realiza sua consecução e avaliação nesse processo, na cidade de Rio Claro, Estado de São Paulo. Pretendeu, ainda, analisar os dados em relação a variável de idade e formação do professor das várias áreas de ensino na escola de 1º e 2º graus. Trabalhou-se com amostra de professores de 5ª a 8ª séries do ensino de 1º grau e todo o ensino de 2º grau não profissionalizante no ano de 1974, quando ainda não havia sido implantada a reforma prevista pela lei 5.692/71. Os dados foram obtidos mediante uso de formulário. Os resultados indicam que: a criatividade é preocupação restrita entre os professores dos adolescentes, somando um total aproximado de 17%; as escolas todas apresentam tendência para ensino centrado em pensamento convergente, cognição e memorização, com porcentagens que variam de 50% até quase 100%, atuando de forma desequilibrada se considerarmos a formação integral do adolescente; as áreas de ensino se apresentam diferenciadas no que se refere aos objetivos; a idade e a formação dos professores não parecem ser fatores que interfiram na sua atuação; existe quase total incoerência entre os objetivos de criatividade selecionados e procedimentos usados para sua consecução; existe incoerência entre objetivos e procedimentos de avaliação, quando os objetivos são de criatividade.

Palavras-chave : Adolescência; Criatividade; Processo de ensino-aprendizagem; Formação de professores; Rio Claro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )