SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Alfabetização: um problema interdisciplinarCursos para adultos de escolaridade tardia: um caso agudo de barateamento do saber índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

MELLO, Guiomar Namo de. Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?. Cad. Pesqui. [online]. 1981, n.36, pp.87-91. ISSN 0100-1574.

Por que nos preocupamos com a questão do autoritarismo nas relações professor-aluno? Provavelmente porque supomos que, para colocar a nossa prática escolar a serviço de uma ordem social mais justa, devemos começar por dar uma forma mais democrática ao nosso quefazer cotidiano. Considero esta preocupação justa e saudável. Vou entretanto levantar alguns pontos para a discussão, que parecerão exatamente contrários a essa preocupação dominante. Meu ponto de referencia é a escola de 1º grau. Reconheço que nela existem especificidades que talvez invalidem a generalização de minhas afirmações para os graus mais avançados de ensino. Prefiro contudo deixar as diferenças para o debate posterior.

Palabras clave : Ensino de 1º grau; Relações professor-aluno; Autoritarismo.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )