SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?Comentários sobre "ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Cursos para adultos de escolaridade tardia: um caso agudo de barateamento do saber. Cad. Pesqui. [online]. 1981, n.36, pp.92-94. ISSN 0100-1574.

O problema de transmissão do conhecimento pela escola a adultos que freqüentam os cursos do MOBRAL tem sido objeto de minhas reflexões, enquanto professora de um desses cursos. A leitura do texto de Guiomar Namo de Mello, Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?, veio ao encontro dessas reflexões, provocando sua sistematização e aprofundamento. Embora o referido texto diga respeito ao ensino regular de 1º grau, considero que a questão discutida se aplica com muita prioridade a ensino supletivo de 1º grau para adultos. Esse ensino é dirigido quase que exclusivamente das classes trabalhadoras, que não tiveram acesso a educação escolar nos seus primeiros anos de vida e para quem os cursos supletivos são a única fonte onde podem buscar essa riqueza social da sociedade letrada: o saber escolar.

Palavras-chave : Educação de adultos; MOBRAL.

        · texto em Português     · Português ( pdf )