SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

GATTI, Bernardete A. et al. A reprovação na 1ª série do 1º grau: um estudo de caso. Cad. Pesqui. [online]. 1981, n.38, pp.3-13. ISSN 0100-1574.

Este trabalho procurou analisar diferentes fatores que poderiam explicar o fracasso escolar na 1ª série do 1º grau. É um estudo em profundidade realizado em duas unidades escolares da rede pública de ensino - uma carente e outra não carente. Foram coletados dados dos alunos através de exames clínicos padrão, fonoaudiológico e audiométrico e testes psicológicos; das famílias, dos professores, assistentes pedagógicos, diretores, e da escola através de entrevistas e de observações de campo. A conclusão a que se chegou é de que se torna difícil imputar as causas da reprovação a uma ou algumas variáveis referentes a um dos elos da cadeia que é o processo educacional escolar. Mas pelas análises do instituído escolar face às variáveis das famílias e dos alunos parece ser claro que a escola pública que tem recebido contingentes cada vez maiores de alunos desfavorecidos socialmente não está preparada e nem parece ter a intenção de se preparar para trabalhar com a pobreza. O que a escola tem feito é equipar-se para escolarizar uma criança ideal, que dificilmente, ou nunca, se encontra em suas salas de aula.

Palabras clave : Famílias; Fracasso escolar; Condições socioeconômicas; Ensino de 1º grau; Reprovação; Fonoaudiologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )