SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue38A reprovação na 1ª série do 1º grau: um estudo de casoMedida da expressão escrita e prova objetiva: um estudo preliminar de validade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de  and  MANZOLLI, Maria Cecilia. Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing". Cad. Pesqui. [online]. 1981, n.38, pp.14-25. ISSN 0100-1574.

Este estudo procura descrever e refletir sobre um trabalho desenvolvido na disciplina de Prática de Ensino de Psicologia da F.F.C.L. de Ribeirão Preto. São apresentados os princípios que nortearam o planejamento da disciplina cujo objetivo foi colocado como sendo o de facilitar o desenvolvimento do papel do professor. Os princípios selecionados derivaram-se dos trabalhos de Jacob Levy Moreno quanto ao aprendizado de papéis. A seguir, é descrito o trabalho realizado com cincoenta e dois participantes da Prática de Ensino, e no qual o estágio docente foi supervisionado com a utilização das técnicas de desenvolvimento de papéis criadas por Moreno. Nesta supervisão foram examinados a adequação da resposta do professor às diferentes situações vividas na sala de aula, sua espontaneidade e os valores envolvidos em seu desempenho.

Keywords : Práticas de ensino; Psicologia; Papel do professor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )