SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38A reprovação na 1ª série do 1º grau: um estudo de casoMedida da expressão escrita e prova objetiva: um estudo preliminar de validade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de  e  MANZOLLI, Maria Cecilia. Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing". Cad. Pesqui. [online]. 1981, n.38, pp.14-25. ISSN 0100-1574.

Este estudo procura descrever e refletir sobre um trabalho desenvolvido na disciplina de Prática de Ensino de Psicologia da F.F.C.L. de Ribeirão Preto. São apresentados os princípios que nortearam o planejamento da disciplina cujo objetivo foi colocado como sendo o de facilitar o desenvolvimento do papel do professor. Os princípios selecionados derivaram-se dos trabalhos de Jacob Levy Moreno quanto ao aprendizado de papéis. A seguir, é descrito o trabalho realizado com cincoenta e dois participantes da Prática de Ensino, e no qual o estágio docente foi supervisionado com a utilização das técnicas de desenvolvimento de papéis criadas por Moreno. Nesta supervisão foram examinados a adequação da resposta do professor às diferentes situações vividas na sala de aula, sua espontaneidade e os valores envolvidos em seu desempenho.

Palavras-chave : Práticas de ensino; Psicologia; Papel do professor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )