SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39A creche e a pré-escolaAs tendências da mudança social e educativas na América Latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

BRANDAO, Zaia; ABRAMOVAY, Miriam  e  KRAMER, Sonia. O pré-escolar e as classes desfavorecidas. Cad. Pesqui. [online]. 1981, n.39, pp.43-45. ISSN 0100-1574.

Miriam Abramovay: É alarmante o índice de fracasso escolar nas escolas primárias, sendo que existem diferentes concepções para explicá-lo. A primeira delas é de cunho psicológico, psicopatológico e biológico. A criança que fracassa é vista como desajustada, inapta, preguiçosa, lenta. Não é dotada, não tem disposição. Rotula-se a criança segundo problemas como dislexia, discalculia, disgrafia. Não se nega que determinadas crianças tenham dificuldades expressivas; critica-se é a passagem desta constatação e diagnóstico generalizados.

Palavras-chave : Crianças; Fracasso escolar; Meio social; Condições socioeconômicas.

        · texto em Português     · Português ( pdf )