SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Alternativas metodológicas para a pesquisa educacional: conhecimento e realidadeModelos de mobilidade social no Brasil: educação acadêmica e profissionalizante em perspectiva histórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

SZMRECSANYI, Maria Irene de Q. F.. Determinações sociais do planejamento: estado, educação e legitimação do poder na obra de Karl Mannheim. Cad. Pesqui. [online]. 1982, n.40, pp.15-22. ISSN 0100-1574.

As idéias de Mannheim sobre planejamento e educação são aqui analisadas tendo em vista despertar interesse por dimensões sociais pouco explícitas dos planos governamentais no Brasil atual. Enfatizam-se a clara compreensão, por esse autor, da natureza política de ambos os processos e o papel capital que atribui à educação na construção de uma ordem social planejada. Mostra-se que tais idéias derivam de seu agudo senso do momento histórico em que vivia, de uma ampla formação acadêmica comandada por seu interesse pela sociologia do conhecimento e por seu compromisso moral com a defesa da democracia. A crítica às suas posições centra-se sobre ambigüidades metodológicas das mesmas bem como sobre a incapacidade de o autor perceber a contribuição decisiva do conflito à mudança social.

Palavras-chave : Planejamento da educação; MANNHEIM, Karl; Educação; Estado; Sociologia da educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )