SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Determinações sociais do planejamento: estado, educação e legitimação do poder na obra de Karl MannheimBreve comparação entre o financiamento da educação pública no Brasil e nos Estados Unidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

GOMES, Candido Alberto da Costa. Modelos de mobilidade social no Brasil: educação acadêmica e profissionalizante em perspectiva histórica. Cad. Pesqui. [online]. 1982, n.40, pp.23-33. ISSN 0100-1574.

O sistema educacional brasileiro tem caminhado do modelo de mobilidade social patrocinada para o modelo de mobilidade social competitiva. Uma diferença crucial entre estes modelos é o período em que começa a diferenciação dos currículos para os estudantes. No entanto, estudos comparativos sobre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, além das presentes evidências sobre o Brasil, não permitem afirmar que o modelo de mobilidade competitiva seja mais democrático que o modelo de mobilidade patrocinada. Em conseqüência, os efeitos da diferenciação curricular como meio de seleção social podem ser questionados. O papel dos currículos provavelmente não é tão influente, a menos que estejam associados a importantes fatores do contexto social. São discutidas alternativas para a democratização educacional e a preparação para o trabalho.

Palavras-chave : Ensino profissional; Mobilidade social; Currículos; Oportunidades educacionais; Sistema de educação; Democratização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )